quinta-feira, 1 de março de 2012

Mensagem do Pároco - Quaresma

Queridos paroquianos,
Com muito fervor e muita fé, iniciamos a Santa Quaresma, seguindo as orientações e os conselhos da Palavra de Deus, da Sagrada Liturgia e da nossa querida Igreja Católica. Três pistas e sugestões nos são oferecidas de maneira muito concreta e prática:
1. Rezar mais: participar da Santa Missa, meditar a Palavra de Deus, participar da Via - Sacra...
2. Fazer penitência: fazer jejum da televisão, novelas, etc....
3. Fazer caridade e viver a fraternidade sem as quais nada tem valor aos olhos do nosso Deus como nos lembra de maneira enérgica o profeta Isaías: partilhar, perdoar, pedir perdão, servir, contribuir com o dízimo...
Com a Santa Quaresma, iniciamos também a Campanha da Fraternidade que traz como tema: " Fraternidade e Saúde Pública" e lema: " Que a Saúde se difunda sobre a terra ( Eclesiástico 38,8)".
Lendo o Evangelho, não podemos deixar de ficar muito impressionados pelo valor que o próprio Jesus dá a nossa saúde, não apenas espiritual, mas também corporal. Ex: Mc 2, 1-12.
Quantas curas! Quantas horas Jesus passou cuidando da saúde do povo e restituindo-lhe a saúde. E nós, cuidamos bastante da nossa saúde e da saúde dos irmãos? Façamos um pequeno teste em relação a medicina preventiva. Com efeito, é melhor prevenir a doença do que deixar ela chegar e invadir o nosso corpo.
Algumas reflexões:
1. O que adianta dar remédios contra vermes a uma criança bebe água contaminada ou anda descalça no lixo?
2. Será que as mulheres a partir de uma certa idade, fazem o exame da mama para evitar o câncer?
3. Será que os homens fazem o exame da próstata, derrubando preconceitos para evitar o câncer?
4. As pessoas idosas tomam a cada ano a vacina contra a gripe?
5. Adquirimos hábitos saudáveis e ensinamos estes hábitos aos filhos como lavar as mãos antes das refeições, não andar descalço, comer fruitas, legumes, evitar o excesso de açúcar e gorduras?
6. Faço exercícios físicos como caminhadas entre outros?
Peço a cada pessoa, a cada família, a cada Comunidade, fazer uma avaliação sincera, a qual poderá também fazer um exame de consciência, tais como:
1. Como vai as Pastorais da Saúde, da Criança, dos Deficientes na minha comunidade?
2. Como vejo o sacramento da Unção dos Enfermos? Na próxima mensagem falarei sobre este sacramento de modo especial.
Com meu coração de pastor, desejo a todos e a todas uma Santa Quaresma e uma Saúde cada vez melhor. Deus os abnçoe e os guarde.
Abraços em Cristo,
Pe. Maurício Abel - Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário