Nosso Pároco




Pe. Maurício Abel nasceu no dia 16 de julho de 1937, dia de Nossa Senhora do Carmo, em Namur (Bélgica). A educação para a fé por parte dos pais, Joseph Abel e Charlotte, começou desde a tenra idade.

Com coragem e confiança, entra para o seminário menor em 1955. Foi difícil responder à vocação, mas o jovem Maurício tinha a certeza de que o Senhor era o seu “Rochedo, o Deus – Aliança, Promessa e Fidelidade”. Tornou-se sacerdote no dia 22 de julho de 1962.

Em 26 de julho de 1969, Pe. Maurício embarca para o Brasil. Foi chamado por D. Eugênio de Araújo Sales para ensinar no recém-fundado Instituto de Teologia de Salvador. Ensinou Teologia Bíblica (AT e NT). Mas desde o início, D. Eugênio o avisou que lhe seria confiada uma paróquia, pois não queria “pensadores entre quatro paredes”, dizia o Cardeal.

E de fato, menos de dois meses depois da sua chegada a Salvador, Pe. Maurício foi nomeado Pároco de São Gonçalo do Retiro, bairro que até então fazia parte da paróquia de São Judas Tadeu, cujo pároco era o Monsenhor Gaspar Sadoc.

Depois de 10 anos, Pe. Maurício teve de deixar o ensino para se dedicar totalmente ao trabalho pastoral. Trabalhando continuamente em equipe, sua prioridade sempre foi a evangelização, a formação de comunidades eclesiais de base, a diversificação de ministérios e a pastoral vocacional.




Em 2013, Pe. Maurício completa 76 anos de aniversário natalício, 51 anos de vida sacerdotal e 44 anos de pároco no qual vai fazendo-se, a cada dia, seguidor de Jesus e suscitando nos outros o desejo de também seguir Àquele que o conforta e dá alegria.