A Paróquia


  • Histórico






A Paróquia de São Gonçalo do Retiro está localizada na Rua São Gonçalo s/n – São Gonçalo do Retiro (Salvador - Ba). Foi criada por Dom Eugênio Araújo Cardeal Sales em 29 de setembro de 1966 e confiada ao Pe. francês Camilo Rolland, primeiro Pároco, assim como às Irmãs Negras de Santo Agostinho de Betel que chegaram à Paróquia em 18 de outubro de 1966 e tomaram posse em 23 de outubro do mesmo ano.

Em julho de 1969, o Pe. Camilo foi expulso do país pela ditadura militar e substituído pelo Pe. Maurício Abel que toma posse como pároco em 23 de setembro de 1969.

A prioridade da paróquia sempre foi à evangelização, a formação de Comunidades Eclesiais de Base, a diversificação dos ministérios e a pastoral vocacional.

Hoje a paróquia São Gonçalo do Retiro conta com 29 Comunidades Eclesiais de Base composta pelos bairros de S. Gonçalo do Retiro, Cabula, Engomadeira, Tancredo Neves, Arenoso e BR 324; já gerou 03 paróquias para a Arquidiocese: Nossa Senhora do Resgate (1983), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Mata Escura (1987) e Ceia do Senhor – Cabula VI (2009); ofereceu à Igreja 13 Sacerdotes e 07 Diáconos Permanentes, além das vocações religiosas (a grande maioria na Congregação das Irmãs Negras), leigas consagradas que vivem na Casa Nossa Senhora das Graças e Novas Fraternidades que estão nascendo sob o impulso do Espírito Santo e multiplicando-se para a alegria da Igreja.



  • Congregação das Irmãs Negras Agostinianas - Histórico




   
  •  Fundação

Bélgica: o ano de 1361 é considerado o ano de fundação da Congregação, logo após a Peste negra. Esse dado histórico explica o nome da Congregação conhecido na Bélgica: ZWARTZUSTERS, que significa Irmãs Negras. Sendo o nome completo, Zwartezusters van Bethel o.s.a.

Fundadoras: mulheres mártires da peste negra, anônimas. O referencial é Santo Agostinho.


Brasil:  18 de outubro de 1966.

Fundadoras: são consideradas fundadoras, Ir. Luciana e Ir. Inês, que vieram para o Brasil, com o objetivo de realizar uma ação missionária, trabalhar em prol da promoção humana e ação pastoral, e não abrir uma nova fundação, o que deu-se por obra do Espírito   Santo. O nome oficial do Brasil é: Irmãs de Santo Agostinho de Bethel(o nome negras) não foi aceito pela justiça por causa da onda comunista da época de ditadura da década de 1960). CHAMADAS e conhecidas pelo Brasil a fora como IRMÃS NEGRAS AGOSTINIANAS.

Espiritualidade:  a Congregação segue  a espiritualidade de Santo Agostinho. Prioriza:  seguir fielmente Jesus Cristo casto, pobre e obediente.


Carisma:

Bélgica: saúde.
Brasil: servir à necessidade do momento, testemunhando vida de oração pessoal e comum, vida comunitária e ação apostólica.

Lema: produzir bons frutos.
Área de atuação: basicamente serviço pastoral, com raras exceções.


Localização

Na Bélgica, nas seguintes cidades: Brugge, Oostende, Veurne, Diksmuide.

No Brasil: no Estado da Bahia e no estado do Ceará. Estão distribuídas entre as dioceses de Salvador, Rui Barbosa e Tianguá.

Sede geral: cidade de Brugge, localizada no norte da Bélgica.

Sede Regional no Brasil: Bairro do Saboeiro - Cabula , Salvador / Ba.

Coordenadora regional no Brasil: Ir. Angela Maria Lima.

Número total de irmãs

Bélgica: 32 irmãs

Brasil: 12 irmãs.
                            
Subsistência

Bélgica: a congregação tem recursos próprios.

Brasil: as irmãs são mantidas pelo seu trabalho assalariado e pela colaboração financeira de seus párocos e/ou bispos e benfeitores.