segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Paróquia e Congregação das Irmãs Negras Agostinianas celebram Jubileu de Ouro com Missa solene



Cerca de mil fiéis participaram da Celebração em Ação de Graças pelos  50 anos da paróquia e da Congregação das Irmãs de Santo Agostinho.

A semana intensa de programação na Paróquia São Gonçalo do Retiro teve seu ápice na Missa na manhã deste domingo (16), realizada no Cerimonial Villa São José. 












Bispo de Ruy Barbosa - Dom André de Witte
Pe. Agostinho Manoel



Pe. Emanoel Vergne


A dupla comemoração teve Missa presidida pelo bispo auxiliar D. Estevam dos Santos, concelebrada pelo pároco Maurício Abel, pelo bispo da diocese de Ruy Barbosa, Dom André de Witte e padres da paróquia.

Pe. Reginaldo Teixeira ( Par. S. João Bosco)




Pe. José Ribamar - Igreja de Santa Luzia

Pe. Érico Pitágoras - capelão da Marinha
Pe. Villalba Fonseca - Paróquia N. Sr. Madre de Deus ( diocese de Camaçari)

Pe. João Abel - Par. S. João Evangelista
Pe. Carlos Alberto - diocese de Tianguá  (Ceará)

Pe. Adriano Franco - Par. Sagrado Coração de Jesus ( Alto do Cabrito)

Pe. Bartolomeu - visitante da Bélgica



Marcaram presença outros sacerdotes que por aqui passaram, a exemplo de Pe. Reginaldo Teixeira, José Ribamar e Érico Pitágoras, além de padres de outras paróquias e dioceses: Pe. Villalba da diocese de Camaçari, Pe. João Abel da paróquia S. João Evangelista (Vilas do Atlântico), Pe. Carlos Alberto da diocese de Tianguá no Ceará, Pe. Adriano Franco da paróquia Sagrado Coração de Jesus (Alto do Cabrito)  e do visitante que veio da Bélgica, Pe. Bartolomeu.
 

   

O pároco, Monsenhor Maurício Abel deu as boas vindas aos presentes, agradeceu a todos que colaboraram com a realização da festa e em seguida, leu o histórico da paróquia.





  






















Seminaristas, coroinhas, diáconos e fiéis das dezessete comunidades juntamente com as Paróquias que já fizeram parte de São Gonçalo do Retiro, se reuniram em torno do Altar para celebrar o Jubileu de Ouro da Paróquia e das Irmãs Negras de Santo Agostinho.







D. Estevam destacou a importância dos paroquianos agradecerem tudo que foi vivido durante esses 50 anos. “Cada um que aqui se encontra tem uma história com esta Paróquia -  muitos receberam sacramentos; padres e diáconos discerniram sua vocação; irmãs entraram para a vida religiosa. Este é um momento de agradecermos”, frisou.


Sentimento de Gratidão

Nesta data de tamanha alegria para toda a Paróquia, muitos fiéis relataram a importância das Irmãs Negras em São Gonçalo do Retiro. 

Dadá - Comunidade Volta do Senhor



Para Dadá Nascimento que fez parte da criação da paróquia, o sentimento mais nobre que traduz este jubileu é o de gratidão. "Nesta trajetória só temos que agradecer tudo o que tem acontecido até hoje - as coisas boas e também as dificuldades". Ela ressaltou ainda o trabalho pioneiro das Irmãs. "Foram as Irmãs que quando chegaram aqui trouxeram a Palavra de Deus, inclusive a mim. Por isso, só tenho a desejar a Congregação força e coragem para continuar a missão evangelizadora", destacou.




Helder Góes - Com. Paixão do Senhor

Os jovens lembram com alegria o empenho delas durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Segundo Helder Góes, da Comunidade Paixão do Senhor, as Irmãs foram as responsáveis pela ida dos jovens para este evento.  “Só por causa delas eu e outros 50 jovens fomos à Jornada, acompanhados também por Pe. Danilo Queiroz, que na época acompanhava a juventude”, pontuou.



Isael Jesus - Pastoral do Dízimo



Agradecimento é o sentimento de grande parte da Paróquia São Gonçalo do Retiro por todo o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Negras durante estes 50 anos de atuação no Brasil. “As Irmãs e Pe. Maurício desenvolveram um grande trabalho pastoral e de evangelização. Só posso agradecer a Deus por tudo que fizeram em nossa Paróquia”, avaliou o coordenador paroquial da pastoral do dízimo Isael Jesus.


Homilia 



Dom Estevam, relembrou o trabalho de Pe. Maurício Abel destacando as dezenas de capelas construídas por ele, no qual 04 paróquias foram desmembradas da paróquia mãe. 



Ir. Inês de Sloover - primeira a chegar no Brasil






















 Destacou a chegada das primeiras Irmãs da Congregação das Irmãs Negras Agostinianas em 18 de outubro de 1966 e das demais que já estão aqui há algumas décadas e que contam também a sua história . " Elas vieram para trabalhar na ação missionária, trabalhar com os pobres na promoção humana e ajudar na pastoral. E por obra do Espírito Santo acabaram também abrindo Casas em Cruz das Almas, Maragogipe, Ruy Barbosa, S. Roque do Paraguaçu, aqui em Salvador e tantos outros lugares", disse.



Ir. Angela Maria Lima - coordenadora regional no Brasil















  









   
Hoje é dia de erguermos nossos braços aos céus, que, pelos braços de Pe. Maurício, de seus auxiliares e dessas santas mulheres da congregação, sustentaram a fé e o compromisso do povo desta paróquia jubilar. 






São Gonçalo de Amarante








































Que S. Gonçalo de Amarante e Nossa Senhora sob tantos títulos, nos ajudem a construirmos pontes entre comunidades para que, com nosso testemunho de trabalho e oração neste tempo de júbilo, sejamos rostos misericordiosos de Deus pensando naqueles que apesar de todo esforço da paróquia ainda não foram evangelizados.




Madre Christine Everaere- superiora geral da Congregação























































"Parabéns Pe. Maurício, as Irmãs de Santo Agostinho e  todos os leigos desta paróquia, que como verdadeiros soldados de Deus, foram protagonistas desta história nesses 50 anos", concluiu. 

Homenagens

 No final da celebração, várias foram as homenagens a Congregação e a paróquia. 





































O bispo Dom André, agradeceu a presença da Congregação na diocese de Ruy Barbosa e parabenizou a paróquia. " Parabéns Irmãs pelo trabalho desenvolvido na diocese e em tantos lugares. Parabéns irmãos e irmãs da Paróquia São Gonçalo do Retiro com o Pe. Maurício e todos aqueles que estão à serviço de Deus",disse.



















Uma antiga animadora da paróquia e mãe do padre Villalba e do diácono Valfredo, D. Maria Fonseca, subiu ao altar para prestar a sua homenagem. Cantando solenemente a música " A gente te ama", ela homenageou a paróquia e as Irmãs Negras emocionando a todos.





Pe. Emanoel Vergne, colaborador de nossa paróquia, também não podia deixar de prestar a sua homenagem. " A história desta congregação e de Pe. Maurício é bem maior do que imaginamos", pontuou.

 















 



Acompanhado de sua banda, o padre cantor animou a multidão com um breve show - momento de intensa alegria.

























 
























O Hino do jubileu das Irmãs Negras, encerrou as homenagens. Em seguida, Dom Estevam proferiu a bênção solene aos fiéis.


Confraternização 





































A celebração do Jubileu, nesse dia, terminou com um almoço de confraternização no local do evento.







Confira todos os álbuns desta grande festa na página da paróquia no facebook:   https://www.facebook.com/paroquiasaogoncalodoretiro/photos/?ref=page_internal


Créditos: Pascom paroquial
Texto: Analú Ribeiro e Adjane Damasceno
Fotos: Manoel Eloy|Júnior Lima|Thaís Souza|Adjane Damasceno
Entrevistas: Adriana Santos e Analú Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário