sexta-feira, 14 de outubro de 2016

4ª Noite do Jubileu de Ouro é celebrada em T. Neves



A Missa foi celebrada na Quase Paróquia do Espírito Santo no bairro do T. Neves na quinta-feira (13)



Uma celebração para recordar e agradecer. Assim aconteceu a 4ª Noite da Semana Jubilar de nossa paróquia em comemoração aos 50 anos de criação e da chegada da Congregação das Irmãs Negras Agostinianas.





A liturgia presidida pelo nosso pároco, Monsenhor Maurício Abel, contou com a presença do Pe. Agostinho Manoel, os Diáconos Valfredo Fonseca , Miguel Cruz e Manoel Pedro, além dos fiéis das comunidades das duas paróquias e da Congregação das Irmãs Negras.


Com o canto " Demos graças ao Senhor", Pe. Maurício iniciou a celebração agradecendo a presença de todos " Hoje é dia de agradecer e rever os amigos, afinal, foram muitos anos juntos, orando e trabalhando para o Reino de Deus", completou.



O pároco iniciou a homilia fazendo um histórico da construção do bairro. " Quando eu cheguei aqui no bairro, não havia saneamento, nem asfalto, parecia o fim do mundo", disse.


Ele começou a fazer reuniões periódicas nas casas dos moradores, já pensando em criar uma comunidade e a primeira Igreja a ser construída foi a do Espírito Santo, hoje Matriz da quase paróquia.




























Pe. Maurício ressaltou que o setor de T. Neves é um reduto de vocações onde tudo começou com o Clube Vocacional. Lembrou dos sacerdotes e diáconos que nasceram destas comunidades, da criação da pastoral dos deficientes por Ir. Lisbeth ( in memoriam), hoje continuado por Júlia; do projeto " Casa de Maria" e do Ceifar, criado pela belga Simone ( in memoriam).

















Ele ainda lembrou da importância de algumas pessoas no processo de construção da comunidade: Dionísio Juvenal, Ir. Luciana das Irmãs Negras que por muitos anos trabalhou no setor e hoje está na Bélgica; Elisa Carmo e da primeira animadora que ele encontrou quando chegou no bairro, D. Celestina que lhe disse uma frase que até hoje ele não se esquece: " Que o senhor fale de Deus e nos ajude a rezar!", relatou.

Pe. Agostinho, vigário paroquial que por muitos anos trabalhou no setor de T. Neves

Por último, destacou o sacerdócio do vigário paroquial, Pe. Agostinho Manoel, que no dia de sua ordenação despertou a vocação sacerdotal do Pe. Edson Menezes, hoje,  Reitor da Basílica do Bonfim. " Se Pe. Agostinho, sendo negro pode ser sacerdote, eu também posso", concluiu sob aplausos de toda a assembleia.



















No final da celebração, a nossa paróquia recebeu homenagens da Pastoral dos deficientes e da Pascom com cartazes. 



















Os padres Maurício e Agostinho receberam uma placa de homenagem. 















Em seguida, a Congregação das Irmãs Negras também foram homenageadas. Cada Irmã recebeu uma rosa simbolizando uma comunidade da Quase paróquia.






















A última  paróquia filha a celebrar o Jubileu de Ouro de nossa paróquia será a Ceia do Senhor no Cabula VI na sexta-feira (14).







A Paróquia São Gonçalo do Retiro agradece a Quase Paróquia do Espírito Santo pelo carinho e  acolhida nesta Ação de Graças.


Confira o álbum completo na página da paróquia no facebook:https://www.facebook.com/paroquiasaogoncalodoretiro/photos/?tab=album&album_id=607923332710974


Créditos: Pascom paroquial
Texto: Adjane Damasceno com colaboração de Adriana Santos e Manoel Eloy
Fotos: Manoel Eloy e Daniel Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário