A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Mata Escura recebeu a Paróquia Mãe S. Gonçalo do Retiro na terça-feira (11)
Em clima de nostalgia e emoção, aconteceu a 3ª noite jubilar com uma Missa presidida pelo pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Carlos Augusto, concelebrada pelo nosso pároco, Monsenhor Maurício Abel.
A Igreja que estava lotada, acolheu os fiéis da nossa comunidade paroquial com muito carinho e alegria. A Congregação das Irmãs Negras marcou presença como parte das comemorações do seu jubileu.
Durante a homilia, Pe. Maurício Abel relembrou os principais fatos da história desta paróquia, como o ano de criação (12 de agosto de 1988), a passagem do Monsenhor Gaspar Sadoc, a colaboração de alguns animadores na construção da Igreja e alguns eventos importantes: a ordenação sacerdotal do Pe. Reginaldo Moraes (pároco de Maragogipe), a ordenação diaconal do Pe. Genivaldo Machado e a visita de Dom Lucas Neves assim que se tornou Arcebispo (30 de agosto de 1988).
O pároco destacou ainda o trabalho pioneiro de Ir. Inês, primeira a realizar o trabalho missionário no bairro. Ele lembrou do seu serviço incansável que para evangelizar, ia de bicicleta, pois naquela época (1966), não tinha outro meio de locomoção.
Ir. Inês |
Ir. Lies ( ao centro) |
Ir. Jandira |
No final da celebração, a paróquia filha fez uma linda homenagem a Congregação destacando o trabalho das Irmãs Inês, Lies, Lisbeth (in memoriam) e Jandira que tanto se dedicaram na evangelização tanto do bairro de Mata Escura quanto do bairro de Calabetão.
Pe. Carlos Augusto encerrou as homenagens destacando o jubileu duplo. " Celebrar o jubileu é acima de tudo para todos um momento de reencontrar, deixar passar pelo coração tudo aquilo que nestes 50 anos esta paróquia viveu, agradecendo a Deus por ter permitido que o nome de Jesus fosse anunciado, testemunhado e o seu amor comunicado a todas as pessoas", pontuou.
Além de agradecer a Deus, queremos agradecer a todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história: a família paroquial que hoje se une com a antiga paróquia S. Gonçalo do Retiro para comemorar esta semana missionária; a missão da Congregação das Irmãs Negras e ao Pe. Maurício Abel que nos mostrou como ser uma Igreja forte, amadurecida e fértil.
"Celebrar o 50º aniversário da paróquia, é o momento propício para reler todas as páginas da sua história. É tempo de olhar o caminho percorrido, saborear a graça do momento presente e de repensar o futuro. Parabéns pelo tempo festivo e viva os 50 anos!", concluiu.
Para finalizar as homenagens, a paróquia anfitriã ofereceu de presente ao Pe. Maurício e a Congregação uma vela, símbolo dos 50 anos de caminhada.
A Paróquia São Gonçalo do Retiro agradece a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pela acolhida e por fazer parte de nossa história.
Confira o álbum completo na página da paróquia no facebook:https://www.facebook.com/paroquiasaogoncalodoretiro/photos/?tab=album&album_id=606824482820859
Créditos: Pascom paroquial
Texto: Adjane Damasceno
Fotos: Manoel Eloy e Adjane Damasceno
Colaboração: Daniel Alencar ( fotos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário