segunda-feira, 7 de maio de 2018

Missa de 7º dia do Pe. Maurício Abel reúne centenas de pessoas





A saudade e a emoção tomaram conta dos fiéis na Missa em sufrágio da alma do Monsenhor Maurício Abel que por 49 anos conduziu a nossa paróquia.



FOTO/ 30 anos da Pastoral da Criança


Foi com esse sentimento de amor e carinho pelos mais pobres e por todos os paroquianos, que o eterno Maurício cativou as 50 comunidades criadas ao longo de sua vida pastoral. Mas, muito além de comunidades, ele criou e pastoreou pessoas, grupos, movimentos e pastorais. 




















A prova de tal legado material e imaterial foi comprovado na Missa de sétimo dia do sacerdote, celebrada no último domingo (06), na Igreja Matriz, onde ele sempre fez questão de celebrar a Missa Dominical.

Pe. João Abel - irmão do pároco


A Missa foi presidida pelo Padre João Abel, pároco de São João Evangelista, que destacou uma das frases por diversas vezes repetidas pelo irmão: “Se eu nascesse mil vezes, outras mil vezes seria padre”. Mas, padre Maurício sempre soube reconhecer o auxílio e ajuda de quem estava ao seu lado no trabalho pastoral, a exemplo da Congregação das Irmãs Negras de Santo Agostinho, que chegaram na Paróquia antes dele. “O que seria da minha paróquia sem a presença das Irmãs Negras?”, indagou o sacerdote em seu testamento.



Uma vida dedicada ao amor
 
Pe. Nilton Pereira lembrou-se de quando chegou em Salvador para estudar e foi acolhido pelo pároco


Quem fala sobre Pe. Maurício Abel sempre acaba se esbarrando na palavra: amor. “Vocês não têm mais direito de não amar os pobres, por que ele (Pe. Maurício) os ensinou a amá-los”. Todo o sofrimento sentido pelos paroquianos precisa ser findado. “A missão continua. Existe um povo que precisa de nós”, pontuou Pe. Nilton Pereira.


O Mito
 
Pe. Emanoel Vergne - colaborador paroquial


















“Padre Maurício era uma lenda viva que agora se tornou um mito”. Foi assim que o Pe. Emanoel Vergne caracterizou a pessoa de Maurício Abel, que de acordo com Padre Emanoel trilhou o lado da riqueza e da pobreza durante sua vida terrena. Mas, nem só sacerdotes tinham palavras para agradecer o quanto Padre Maurício fez em vida.



 A valorização dos Leigos

 
O ex-seminarista Sandro Nogueira emocionou a todos ao ler o poema "Amigo Aprendiz" de Pe. Zezinho


















Bastante emocionado, o leigo Sandro Nogueira proferiu um poema sobre amizade, mas antes destacou alguns pontos, entre eles a liberdade de atuação dos leigos em São Gonçalo. “E, eu espero que continue essa autonomia que cria líderes comunitários”, frisou.


Posse do novo pároco



O padre Reginaldo Almeida Teixeira toma posse como Pároco da Paróquia São Gonçalo do Retiro nesta terça-feira (08). A cerimônia, que aconteceria em junho, foi antecipada por causa do falecimento do Monsenhor Padre Maurício Abel.

Confira o álbum completo da Missa de 7º dia na página de nossa paróquia no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.890442041125767.1073742108.521630818006893&type=1&l=85d149d362



Créditos: Pascom paroquial 
Texto: Analú Ribeiro
Fotos: Manoel Eloy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário