quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Missa de encerramento do Ano da Vida Religiosa marca os 50 anos da Congregação das Irmãs Negras no Brasil

 


























A nossa paróquia encerrou o Ano da Vida Religiosa com uma Missa solene na noite de quarta-feira (03) na Comunidade Graça Divina presidida pelo pároco, Monsenhor Maurício Abel e concelebrada pelos padres e diáconos.
















A Celebração foi marcada pela presença dos fiéis das 17 comunidades, além das comunidades da Quase Paróquia do Espírito Santo ( T. Neves) que se uniram em torno do Altar para prestar homenagem a Congregação das Irmãs Negras de Stº Agostinho que este ano completa 50 anos de atuação no Brasil.



















































Comunidades do setor 02 homenagearam as Irmãs na Entrada da Palavra com elementos da vida da Congregação, dentre elas uma bicicleta que Ir. Inês usava para evangelizar logo quando chegou a Salvador.



Durante a homilia, o diácono Manoel Pedro da Quase Paróquia do Espírito Santo, lembrou o incansável trabalho da Ir. Lisbet que há 12 anos partiu para a Casa do Pai: "Com determinação, Ir. Lisbet ajudou os irmãos necessitados, portadores de deficiência física, fundando a Pastoral de Pessoas com Necessidades Especiais, no qual cuidava com muito amor e carinho, sendo sempre as pernas daqueles que não podiam andar,os olhos de quem não podia enxergar e a voz daqueles que não eram ouvidos na sociedade.


Sempre com um sorriso no rosto, corria atrás dos direitos destes irmãos sofridos, até que um dia tivemos que nos despedir desta guerreira que deixou para nós o seu exemplo e a continuação deste belo trabalho nas mãos de pessoas voluntárias que imediatamente deram o seu ' SIM', concluiu".

















No momento do ofertório, membros das comunidades levaram cartazes referentes ao Ano da Vida Consagrada.



































No final da Missa, jovens das comunidades do setor 01, homenagearam a Congregação com uma coreografia no qual entregaram flores a cada uma das Irmãs. 



Quem também recebeu o carinho dos fiéis foi a Ir. Jaci que se despediu da paróquia para assumir missão em outro território.















Para encerrar, D. Maria Evangelista da Igreja Matriz, contou um pouco da história das primeiras Irmãs que vieram para o Brasil: Ir. Inês e Ir. Luciana que com coragem e determinação evangelizaram todo o bairro do Cabula.
























Em seguida, Ir. Ângela agradeceu em nome da Congregação o apoio e o carinho que as Irmãs sempre receberam dos fiéis ao longo desses anos.

Oração do Pai- Nosso


As Irmãs Negras como são conhecidas, chegaram ao Brasil em 18 de outubro de 1966, realizando missões, cuidando dos necessitados e trabalhando em prol da promoção humana. 
 
Ao longo deste ano, várias atividades acontecerão em homenagem ao jubileu de ouro da Congregação e da paróquia. 



Madre Christine ( Bélgica) com jovens do EJC

Ir. Inês com jovens da Comunidade Ascensão do Senhor



























































O nosso agradecimento a Congregação das Irmãs Negras de Santo Agostinho pelos 50 anos de atuação no Brasil e  apoio constante no serviço pastoral em nossa paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário