segunda-feira, 10 de março de 2014

Paróquia se reúne para refletir a Campanha da Fraternidade




Comunidades e agentes de pastorais se reuniram no 1º domingo da quaresma ( 09) no Centro Amarante para refletir a Campanha da Fraternidade 2014 que tem como tema " Fraternidade e tráfico humano" e como lema " É para a liberdade que Cristo nos libertou".


























































































A Pascom abriu o evento expondo como o tráfico de pessoas é abordado pela mídia através de campanhas publicitárias, jornais,  novelas, filmes e sites. (os links serão publicados na próxima postagem).



Diácono Valfredo Fonseca



Em seguida, o diácono Valfredo Fonseca ministrou palestra, exibindo o vídeo produzido pela CNBB.

Palestrante e Equipe da Pascom
















 






Testemunho do diácono Manoel Pedro






Durante a reflexão, participantes deram testemunhos de casos que aconteceram em sua família de tráfico humano, a exemplo do diácono Manoel Pedro que teve seu irmão traficado para o trabalho escravo.



A CF aponta as principais modalidades de tráfico humano: tráfico para a exploração no trabalho (trabalho forçado, trabalho escravo, exploração do trabalho, semiescravidão, trabalho degradante); tráfico para exploração sexual (exploração da prostituição e outras formas de exploração sexual, que utilizam-se da pornografia, do turismo, da indústria do entretenimento, da internet); tráfico para extração de órgãos (coleta e venda - muitas vezes com a utilização da internet - de órgãos de doadores involuntários ou doadores que são explorados a venderem seus órgãos); tráfico de crianças e adolescentes (por organismos internacionais e nacionais).






O diácono encerrou a palestra pedindo às comunidades que continuem esta reflexão não só dentro da Igreja, mas também, em outros âmbitos e, sobretudo, aos jovens, a fim de que toda a sociedade possa refletir que este crime não é algo distante de nós, mas um fato bem real, onde a dignidade humana é bastante ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário