sábado, 3 de agosto de 2013

Jovens da paróquia falam da participação na Jornada Mundial




54 jovens de nossa paróquia participaram da JMJ. Foram sete dias de encontros e atividades de evangelização, além das celebrações com o Papa  Francisco que veio ao Brasil para o evento. Eles trouxeram  na mala a emoção e a experiência em fazer parte deste grande evento católico e contaram para nós um pouco como foi a participação:



Manoel Eloy - Comunidade Emaús, Pascom

A JMJ foi um marco em minha vida, eu já tinha passado por outros momentos importantes em minha caminhada, como fazer missão em outra cidade por exemplo, e isso já tinha feito com que eu mudasse a forma de enxergar e viver a vida. Mas a JMJ me transformou de tal forma que, é como se algo em mim tivesse despertado, uma vontade ainda mais forte de ser católico, de mostrar que eu sou Igreja, deixar Deus fazer as mudanças necessárias em minha vida, e assim poder ajudar a levar a Igreja para as ruas, como pediu nosso santo padre Francisco.


 Luciana Roque - Pastoral Vocacional

Jornada Mundial da Juventude 2013. Uma experiência de peregrino, única, marcante, cheia de surpresas e emoções, que me fez perceber o futuro promissor da igreja, presente em cada jovem que lá estava. O sentimento que fica é indescritível, porém a esperança que brota de uma Igreja Mãe e acolhedora, principalmente quando observamos a simplicidade do nosso querido Papa Francisco, que com sua simpatia,acolhimento e amor nos fez perceber ainda mais o quanto é importante e bom ser católico.





Oséias Ferreira – Comunidade Santa Maria Mãe De Deus 

Nem bem cheguei em casa já comecei a ficar com saudades! Não tem como esquecer............. esses momentos e essas emoções vividas entre nós. Tem que ter continuidade, não só como tem mais, como também devem ser vividas intensamente em nossas vidas de PEREGRINOS....... Em relação a síntese da Boa Nova,eu pude escutar o valor maior da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. "Um dos conselhos vivido por mim" Obediência.
A coragem da partilha foi vivenciada ao longo da JORNADA com pequenos gestos humildes. Grandes iniciativas foram feitas dentro de mim, iniciativa de viver obediente e fiel aos princípios, iniciativa de viver uma pobreza na gratuidade da convivência, iniciativa de ser casto e cuidar da beleza do meu coração e de meus afetos. Agora eu posso dizer: "EU COMBATI O BOM COMBATE EU VIVI A MINHA FÉ! FOI ELA QUE ME DIRECIONOU A ESSA UNIÃO UNIÃO DA VERTICALIDADE E HORIZONTALIDADE ENTRE ENTRE EU Oséias E O Senhor Deus".




Catiane Leandro – Comunidade Espírito Santo, vice-coordenadora do Grupo de Jovens Cenáculo

A jornada mundial da juventude (JMJ) mostra a força da fé, que move os jovens católicos. Ao saírem do conforto de suas casas deixarem seus países, amigos e famílias em busca de uma experiência com Deus.
Dispostos a enfrentar todas as dificuldades que possam ter durante o longo caminho de peregrinação, dificuldade de se comunicar com outras línguas, saber como chegar aos lugares, onde ficariam hospedados, clima entre outros.
Vivenciar a JMJ traz o sentimento que parte da missão foi comprida. Pois fomos enviados por Deus ao Rio de Janeiro, para renovar a nossa fé. Para aprender em cada encontro, como o amor é capaz de modificar tudo. Que Ele providencia que for preciso, desde que tenhamos fé. E que não existe aprendizado maior do que está com nossos irmãos em Cristo, ver a felicidade em cada olhar, o amor ao próximo e alegria que só a juventude de Cristo tem. Como foi dito pelo santo Papa Francisco " Só os jovens sabem como evangelizar outros jovens". E nos dada essa missão, agora renovados em nossa fé, voltamos a Salvador para cumpri-la como discípulos missionários da evangelização.




Nadson Pereira – coordenador da Pastoral paroquial da Juventude

Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de momentos maravilhosos durante esta Jornada Mundial da Juventude. Momentos de fé, de esperança, alegria e amor a Deus! Não sei como descrever a emoção de ver jovens de todo o mundo, com culturas e formas de expressão tão diferentes, unidos com um só propósito:
Adorar a Deus e conhecê-lo cada vez mais, sentir Sua presença em todos os momentos e saber que estamos aqui por seu amor, que é o que nos basta para ser feliz! Não consigo descrever minha alegria ao conversar com pessoas de várias partes do mundo, cantar juntos com eles músicas de louvor, conversar por alguns minutos, conhecendo novos irmãos de caminhada. Feliz também por ter viajado em um grupo tão alegre da PJ da paroquial e as irmãs que estavam conosco, e muito agradecido pela recepção daqueles que nos acolheram em suas casas, paróquias e cidade. Realizado pelo objetivo de um ano de muito trabalho frente a juventude da Paróquia ser alcançado com a bênção do Papa Francisco nos enviando "ide e fazei discípulos entre todas as nações". Obrigado Senhor! Foi lindo!



Manuela Messias– Comunidade Stª Terezinha do Menino Jesus, Pastoral da Juventude

A JMJ foi para mim foi um símbolo que fortaleceu a minha fé, o que mais me chamou a atenção e que tocou profundamente o meu coração foram as palavras do Papa quando ele disse que o clero precisava ser mais humilde e andar junto com o povo, pois Ele mostrou e falou o que realmente a Igreja precisa viver e seguir sem se apegar a coisas materiais. Mas, no sábado na adoração em Copacabana vendo aquela multidão ajoelhada perante o Cristo vivo foi alucinador... Porque fantástico não daria para descrever o que senti naquele abençoado momento. Foi muito bom!







Evandro Cabral – Comunidade Apresentação do Senhor, Pastoral Familiar

A JMJ foi uma experiência incrível, eu pude sentir a Igreja Viva, no meio de nós, foi como viver no tempo de Jesus, onde as multidões ia ao seu encontro, e o mais interessante é que era uma grande multidão com pessoas de todos os confins da terra, de todas as línguas, e nós conseguíamos nos comunicar e trocar
experiência. Houve um momento em que estávamos na caminhada para a vigília e os diversos grupos passavam cada um com sua bandeira, e todos juntos cantando, naquele momento eu me senti no exército de Deus, marchando para a vitória sobre todo pecado no mundo e eu me lembrava da passagem do apocalipse que fala da grande multidão que venceu todas as tribulações. Isso vai ficar gravado no meu coração, agradeço muito a Deus por esta oportunidade.







Miriane de Santana Santos - Comunidade Espírito Santo

A Jornada Mundial da Juventude, foi repleta de momentos que possibilitaram aos jovens, conhecimento, fé e amor; foi uma experiência rica, única, encantadora... simplesmente maravilhosa! Conviver com pessoas diferentes e incríveis; Conheci pessoas encantadoras, que expressavam, somente no olhar, o tão grande amor, dedicação e entrega ao Divino; Cheguei perto do Santo Padre ( cerca de 1,5 a 2 metros de distância), que demonstrava em seu semblante, amor, humildade, simplicidade e carisma a todos ao seu redor; vibrei com suas palavras de incentivo e força, direcionadas aos jovens; chamou atenção, perceber em um homem simples, em um homem do povo, que é possível um novo começo aos jovens, é possível um futuro mais humano.







Vinicius Neri- Comunidade Stº Estevão

Participar da JMJ foi uma experiência muito gratificante. Poder representar minha comunidade e minha cidade não tem como explicar. De tudo isso trago na minha mala para dividir com meus irmãos de paróquia, um desejo de mudança e renovação da juventude que está tão mal falada pela sociedade. Lá eu vi  no olhar de tantos jovens o desejo de um mundo novo, que se comunicam com o idioma do amor e não tinha descriminação de cor, raça, país ou time de futebol. O santo papa fez um grande milagre,  uniu 3,5 milhões de JOVENS quem tem a missão de reviver a jornada agora em suas comunidades.












Taiara Alcântara - Comunidade Emaús

A experiência que tive foi uma das melhores que poderia ter vivido, algo sem igual muito linda. Deus queria que eu estivesse lá, e assim o fiz! Foi maravilhoso ver jovens de diferentes línguas, raças e nações unidos em um único propósito, Jesus Cristo!!! Foi lindo, uma energia boa, excelente... O bonito foi que não tinha trios elétricos, nem cantores famosos para atrair milhares de jovens à um único evento, a JMJ... O que movia e os conduziam foi somente a FÉ, de um povo que crêr no Deus Vivo, que espera no Senhor Jesus e se alimenta da Santa Eucaristia. A verdadeira marcha com Jesus Cristo! Louvado seja Deus por toda a JMJ-Rio 2013. Me lembrarei eternamente da minha primeira JMJ. Agradeço a Deus por tudo que passei, que vivi desde a minha ida até a volta pra casa. E digo: Faria tudo outra vez! É com muita alegria que faço essa reflexão de minha experiência de vida na JMJ - Rio 2013!




Jovan Abreu - Comunidade Bem Aventuranças


A Jornada Mundial da Juventude foi um evento onde pude sentir a forte presença de Deus através da sua Igreja reunida no Rio de Janeiro em união com o papa Francisco. O sentimento foi de família reunida . Os filhos dispersos que se reuniram em volta do pai para partilhar e aprender mais.








2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, coragem, determinação e fé para chegarem até o tão amado evento!!!

    Testemunho de fé para o mundo descrente.


    Deus os abençoe sempre!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se existe inveja boa é esse o sentimento que tenho e ao mesmo tempo fico muito feliz por ver tantos amigos q foram beber da fonte e poderão nos transmitir um pouco dessa graça.
    Parabéns a todos pela coragem e determinação e como já nos convida o Santo Padre o Papa Francisco: "Sejam Missionários".

    ResponderExcluir