segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Sob chuva, festa da Paróquia é encerrada com Procissão e Missa solene



O tempo chuvoso na tarde do domingo (21) não foi obstáculo para a celebração da festa de nossa paróquia. Pelo contrário, foi um motivo a mais para os paroquianos demonstrarem a sua fé e gratidão a Deus pela intercessão do padroeiro São Gonçalo de Amarante.




















A concentração aconteceu no Centro Amarante com momento de louvor. Em seguida, mesmo debaixo de  forte chuva, a multidão formada pelas Comunidades, grupos e movimentos saiu em procissão em direção a Igreja Matriz. Com cantos, louvores e muita disposição, os fiéis viveram uma verdadeira chuva de graças.















Na Igreja Matriz, os devotos se reuniram para a Missa solene presidida pelo Pe. Reginaldo Teixeira que pela primeira vez celebrou a festa como pároco.


Novenário















Sob o tema “Com São Gonçalo, queremos ser sal da terra e luz do mundo”,  a novena contou com uma programação especial de Missas presididas pelos padres filhos da paróquia e pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger que celebrou no nono dia.





















Na avaliação dos paroquianos, a semana festiva foi diferente dos anos anteriores, pois, cada dia, uma Comunidade paroquial assumiu a realização da Missa, além da participação de outras comunidades e pastorais que marcaram presença como convidadas. “Foi muito gratificante reunir todas as Comunidades durante a novena nos fazendo sentir realmente uma paróquia. Que São Gonçalo proteja nossos filhos, nossa família para que possamos estar próximos uns dos outros”, disse Isabel Pereira da Comunidade Santa Maria Mãe de Deus.




Luiz Augusto - Coordenador da Comunidade Ascensão do Senhor



























Para o coordenador da Comunidade Ascensão do Senhor, Luiz Augusto Alves, o novenário foi de bênçãos e graças, muito bem organizada e com pregações de excelentes padres. “Pudemos também contemplar a história de nossa paróquia, o quanto de bom ela tem oferecido aos paroquianos. O sentimento que trago hoje para esta solenidade é de amor, dedicação, carinho, e, sobretudo, de festa, pois, hoje é mais uma oportunidade de estarmos reunidos para celebrar as bênçãos e graças que Deus tem derramado em nossa paróquia”.



Olga Rocha - Presidente da Irmandade















A participação da Irmandade de São Gonçalo na novena também foi outro ponto importante. A Irmandade composta de 25 membros foi fundada em setembro de 1986. A Presidente da Irmandade, Olga Maria Cardoso Rocha contou que foi uma alegria ter a presença da Irmandade durante a semana. “Que São Gonçalo interceda pela nossa saúde para que possamos estar aqui unidos novamente”.

Peça Teatral







Para conhecer a história do padroeiro de grande devoção popular em Portugal, a pedido do pároco, a juventude realizou uma apresentação teatral durante a novena encenada pelo Ministério de Artes Gênesis que apresentou a peça dividida em três capítulos.  

Hélder Góis - responsável pela peça



















“Retratamos a história de São Gonçalo de uma forma leve, descontraída para que todos pudessem entender a vida deste santo milagroso que para curiosidade dos fiéis, ganhou fama de casamenteiro”, contou Hélder Góis, coordenador paroquial da Pastoral da Juventude.

Homilia 


“Ao longo deste novenário refletimos o tema central no qual todos os dias, pudemos perceber quantos serviços nós tivemos aqui através do canto, leituras, ofertório... Quantas realidades e quantas riquezas porque todos estavam para servir a Deus. Nos alegramos, cantamos, celebramos, louvamos, alcançamos graças, mas Jesus deve ser sempre o centro da nossa vida.




Que nesta festa, o Senhor derrame a sua graça sobre cada um de nós renovando os dons já recebidos, mas ao mesmo tempo nos impulsionando para que possamos sair desta Santa Missa com uma coisa no coração: fazer o melhor para Deus, pois assim caminharemos para a santidade”, concluiu o pároco.


São Gonçalo e sua poderosa intercessão


A Ministra da Comunhão, Joana dos Santos Oliveira passou por uma provação, pois os pais de sua neta mudaram de religião.  

Joana Oliveira - MEC


“Todos os dias eu rezava pedindo a intercessão de São Gonçalo, pois meu sonho era ver minha neta sendo batizada, recebendo a Eucaristia. Pelo seu intermédio, ela foi batizada, fez a 1ª comunhão e hoje graças a Deus, ela é coroinha. Não deixem de pedir a intercessão de São Gonçalo; ele é poderoso, aprendi com o saudoso Pe. Maurício Abel”, relatou.

















A celebração foi encerrada com um momento especial de oração e adoração ao Santíssimo, concluindo com a bênção final.

Animação da Missa com o Ministério IGNIS

















Que pela intercessão de São Gonçalo de Amarante, sejamos sal da terra e luz do mundo!

Confira na página da paróquia, o álbum completo: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1017488158421154&type=1&l=f61e896035


Créditos: Pascom paroquial
Texto: Adjane Damasceno
Entrevistas: Rita de Cássia Branches
Fotos: Daniel Alencar| Júnior Lima| Analú Ribeiro| Gabriel Nascimento| Manoel Eloy| Fabrício Santos

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Caminhada Bíblica reúne fiéis da Paróquia




A manhã do último domingo (30) do mês de setembro foi voltada para homenagear a palavra de Deus. A tradicional Caminhada Bíblica reuniu fiéis de diversos grupos e movimentos da paróquia. 












































A procissão teve início na Comunidade Volta do Senhor, na Estrada das Barreiras, com a Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Reginaldo Teixeira. O sacerdote enfatizou na homilia que a Bíblia levantada por nós durante a caminhada deve antes de tudo estar no nosso coração e guiar nossas ações. 


























Após o término da Missa, deu-se início a caminhada animada pelo Grupo de música da Comunidade Ascensão do Senhor (Engomadeira). Com a Bíblia na mão, os participantes seguiram cantando louvores e demonstrando seu amor a Palavra de Salvação.
 
"o sentimento que trago para esta Caminhada é de amor e paz, pois o mundo está precisando", Elisângela  Cruz - Comunidade Ascensão do Senhor



As jovens Elisângela Cruz e Ruana Souza que estavam participando pela primeira vez, destacara, além da expectativa, o sentimento de alegria. 




“Estar nesta Caminhada é exaltar a Palavra de Deus e mostrar a importância dela para os outros irmãos. Nunca tinha participado e vejo que é um momento de comunhão de toda a paróquia, de celebração, é importante que se mantenha esta tradição. Espero que seja a primeira vez de muitas”, disse a integrante do Grupo de Jovens, Ruana Souza da Comunidade Graça Divina.







Pe. Gildeon Bispo com fiéis das Comunidades
Antonia, animadora da Comunidade Volta do Senhor




























Antonia, catequista e integrante da Renovação Carismática Católica (RCC) da Comunidade Volta do Senhor, vê a Caminhada como uma oportunidade de evangelizar, trazer outras pessoas para Cristo. Participante há dez anos, a felicidade e a fortaleza do Senhor são motivos para todo ano se fazer presente.





Gilvana, catequista da Comunidade Emaús






































Muitos jovens e catequistas estiveram presentes, a exemplo dos integrantes da Comunidade Emaús. Gilvana, que participa pelo sexto ano, destacou que a bíblia nos direcionara para um caminho de conversão e testemunho. “Através desta Caminhada podemos mostrar o quanto é importante anunciar e manifestar a nossa fé”, afirmou. 



Já Evaldo Nascimento, que há 29 anos participa da atividade, acredita que o livro sagrado representa toda herança que Jesus nos deixou. “A Palavra de Deus é viva, então, a cada momento a gente vai revivendo seus ensinamentos”, frisou.





Evanildes Sales - animadora da Comunidade Natal do Senhor











































Com o sentimento de amor e gratidão a Deus, Evanildes Sales, integrante da Rcc na Comunidade Natal do Senhor vê a importância da Bíblia na nossa vida enquanto cristãos. “A Palavra de Deus deve ser o centro da nossa vida porque é o próprio Deus a nos falar. Precisamos exaltá-la não só hoje, mas vivê-la todos os dias”, completou.
























Ao término da Caminhada, os fiéis participaram de outra Missa celebrada na Igreja Matriz (Ressurreição do Senhor), que finalizou a programação em homenagem ao Dia da Bíblia. 








Créditos: Pascom paroquial

Texto: Adjane Damasceno

Entrevistas: Rita de Cássia Branches

Fotos: Analú Ribeiro | Daniel Alencar | Hélder Góis| Isis Vitória