segunda-feira, 30 de abril de 2018

Nota de Falecimento: Monsenhor Maurício Abel


 




























A Paróquia São Gonçalo do Retiro comunica com grande pesar, o falecimento do pároco Monsenhor Maurício Abel, acontecido às 14:30h do dia 30 de abril, no hospital Português onde havia sido internado para uma cirurgia de aneurisma da aorta abdominal. 

Durante toda a noite de hoje (30), a partir das 19h, acontecerá o velório do padre Maurício Abel, na Matriz da Paróquia São Gonçalo do Retiro.

Amanhã (01) de maio, às 8h, o corpo será levado para o Cemitério Bosque da Paz (Estrada Velha do Aeroporto), onde os fiéis poderão se despedir. Às 14h será celebrada a Missa das Exéquias e, logo em seguida, às 15h, acontecerá o sepultamento.


Pe. Maurício Abel nasceu no dia 16 de julho de 1937, dia de Nossa Senhora do Carmo, em Namur (Bélgica). Tornou-se sacerdote no dia 22 de julho de 1962. Em 1969, após vir para o Brasil, assumiu a Paróquia São Gonçalo do Retiro como pároco. 

Com o coração agradecido a Deus pela vida deste pastor ardoroso, pelo seu testemunho de fé, de amor à Igreja e de dedicação ao povo de Deus, rezamos pelo seu descanso eterno, confortados pela Palavra de Senhor:
Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim… Eu vou preparar-vos um lugar…


segunda-feira, 16 de abril de 2018

Comunidade Emaús celebrou a sua festa

 


“A Ressurreição é a experiência dos que amam”, este foi o tema que norteou a Semana Missionária  da Comunidade Emaús, localizada no bairro de S.Gonçalo do Retiro.



















A Missa que marcou os 32 anos de atividades de Emaús foi realizada neste domingo (15), presidida pelo Padre Érico Pitágoras (Capelão da Marinha do Brasil). O sacerdote que já foi vigário paroquial de São Gonçalo do Retiro, iniciou a celebração falando sobre a grande alegria que era estar de volta após quase dez anos longe e exortou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, marca registrada da comunidade.

 
Na homilia preparada especialmente para a festa, o capelão trouxe diversos aspectos da passagem bíblica que da nome a comunidade. 

“Existem no mundo muitos caminhos, porém, para os devotos Emaús é um caminho de inspiração, os fiéis precisam fazer da comunidade - a Emaús de suas vidas, assim como aqueles discípulos que experimentaram um encontro com Jesus e voltaram diferentes, aqui se tem a fonte onde se bebe, a mesa onde se come, aqui tem o Amor”.


O modelo dos Discípulos de Emaús nos ensina o que é viver em comunidade, pois eles estão em número de dois, estavam unidos, na dor, na ausência e no medo, mas não se dispersaram e Jesus se apresentou a eles.




 
















A Eucaristia é a certeza de que não estamos sozinhos, não somos fracos e não somos cristãos para vivermos desanimados [...] em Emaús acontece a eucaristia, mas com um sentido novo – o sentido da missão, de levar a diante, vencer fronteiras, medos, comodismo e dizer ao mundo que nós cremos no Ressuscitado, concluiu.

Confira o álbum completo na página de nossa paróquia no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.876393919197246.1073742103.521630818006893&type=1&l=3458366ba8



Créditos: Pascom paroquial 
Texto: Manoel Eloy
Fotos: Helder Góis


terça-feira, 3 de abril de 2018

Missa de Páscoa encerra a Semana Santa na paróquia



A programação da Semana Santa em nossa paróquia encerrou com a missa de Páscoa, na Igreja  Matriz em S. Gonçalo do Retiro presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Estevam dos Santos.


Ir. Inês - fundadora da Congregação das Irmãs Negras no Brasil





























A celebração que reuniu fiéis de todas as comunidades foi marcada pela Ação de Graças por Ir. Inês da Congregação das Irmãs Negras de Stº Agostinho que após 52 anos de presença missionária em nossa paróquia, encerra a sua missão no Brasil, partindo em breve para a sua terra natal, a Bélgica.


















Muitas foram as homenagens a esta Religiosa que ainda jovem, deixou sua terra, sua família e seus amigos para, num país distante e desconhecido, sem conhecer ainda ninguém, semear a Palavra de Deus, enxergar a hora certa de implantar uma Congregação Religiosa num país novo e inspirador e formar novas comunidades. 



TRÍDUO PASCAL


Setor2


Durante a Semana Santa, os fiéis participaram de diversas celebrações do período de Páscoa. 

Setor1

Setor3


Setor 4




















Na Quinta-feira Santa, a celebração da Ceia do Senhor abriu o Tríduo Pascal marcada pelo gesto do Lava-pés como lição de serviço e de amor. 





















Na Sexta-feira Santa, integrantes dos grupos de jovens da Paróquia (PJP), membros do EJC, além dos componentes do Ministério de Artes Gênesis encenaram pela terceira vez a Via Sacra pelas Ruas do Cabula tendo início na Comunidade Volta do Senhor (Estrada das Barreiras), seguindo até a Comunidade Graça Divina (Recanto do Cabula).

Setor3

Setor 1

 Setor2











Setor 4








































Neste dia, os fiéis também reviveram na fé a via-sacra e a liturgia da Paixão do Senhor.

Setor1

Setor3

Setor 4












































No Sábado de Aleluia,  celebramos a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo.
Setor 2

Foram dias intensos de oração, reflexão e preparação para a maior festa da igreja: a Páscoa.


Confira o álbum completo da Semana Santa na página de nossa paróquia no facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaogoncalodoretiro/



Texto: Adjane Damasceno
Fotos: Pascom paroquial