segunda-feira, 31 de julho de 2017

Jovens recebem o sacramento do Crisma





No fim da tarde do domingo (30), 63 jovens de nossa paróquia receberam o sacramento do Crisma.


A Missa aconteceu na Igreja Matriz no S. Gonçalo do Retiro presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade e concelebrada pelo pároco, Monsenhor Maurício Abel.















Acompanhados de seus padrinhos, a celebração contou com a presença das comunidades, amigos e familiares dos crismandos.





















Sob a imposição das mãos do Bispo, os crismandos confirmaram o compromisso de realizar a obra de Deus nos diversos movimentos e pastorais da Igreja. 






























Créditos: Pascom paroquial
Fotos: Júnior Lima
Texto: Adjane Damasceno 

Comunidade São Tiago celebra a festa do seu padroeiro





A Comunidade São Tiago no Arraial do Retiro celebrou com festa o seu padroeiro no domingo (30) sob o tema: " Eucaristia, fonte de vida".

























A Missa solene que foi presidida pelo Pe. Serge Traore -  pároco da Quase paróquia S. Tiago Maior (Fazenda Grande III), contou com a presença de diversas comunidades da paróquia.



Na homilia, Pe. Serge falou sobre quatro pontos da vida do santo amigo de Jesus: 



1º: O ENCONTRO - Tiago, era pescador e um dia ao sair para pescar, Jesus passa e o chama: " Segue-me". Não foi Tiago que foi procurá-lo, é Jesus mesmo que vem até este homem.

2º: A RESPOSTA - S. Tiago deixou tudo para segui-lo. Quando encontramos Jesus, Ele se torna o tesouro da nossa vida.





















3º: INTIMIDADE - S. Tiago era o discípulo mais presente na vida de Jesus: Transfiguração, Pesca milagrosa, Oração no Getsêmani... Isto significa que ele tinha uma intimidade com Cristo. Hoje, temos muitos católicos do qual a fé tornou-se algo muito superficial. A Comunidade precisa pensar como crescer esta intimidade com Jesus.



























4º: MISSÃO - S. Tiago foi um grande evangelizador. Uma comunidade que tem este apóstolo como padroeiro, é uma comunidade que evangeliza, que vai ao encontro dos outros, não espera as pessoas chegarem, mas vai atrás das ovelhas sem julgar e criticar.
Homenagem aos aniversariantes



 
D. Maria Vitorino falou sobre sua felicidade em estar presente e ver a comunidade trabalhando.



















D. Maria Amélia e D. Maria Vitorino - antigas fundadoras da comunidade


























 No fim da celebração, momentos de louvor, agradecimentos e testemunhos completaram a solenidade. Antigas fundadoras da comunidade, D. Maria Amélia e D. Maria Vitorino, marcaram presença na festa emocionando a todos.



Créditos: Pascom paroquial
Texto e Fotos: Adjane Damasceno

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Santa Maria Madalena é celebrada com festa "Eu vi o Senhor"

 

No domingo (23) a Comunidade Santa Maria Madalena do bairro da Engomadeira celebrou com júbilo a festa de sua padroeira. 



A Missa solene presidida pelo filho ilustre da comunidade, Pe. Gabriel Mota teve como tema central o lema de sua ordenação sacerdotal: " Eu vi o Senhor".



Com  uma programação extensa, fiéis da comunidade local e de outras comunidades do setor, participaram durante a semana de celebrações, momentos de oração e louvor, além da parte social com serviços gratuitos no primeiro dia festivo.















Era a grande a alegria do povo ao ver Pe. Gabriel que cresceu no seio da comunidade, celebrar pela primeira vez a festa de Santa Maria Madalena que por decisão do Papa Francisco foi assinalada no Calendário Romano Geral com o grau de ‘Festa’ em 2016.






Créditos: Pascom paroquial
Texto: Adjane Damasceno
Fotos: Analú Ribeiro| Thaís Souza


domingo, 23 de julho de 2017

Pascom realizou o Curso sobre Espaço Sagrado

 























A Pascom paroquial realizou no último sábado (22) o curso sobre ESPAÇO SAGRADO no Centro de Formação Amarante à tarde. 






















Lideranças de 14 comunidades de nossa paróquia e 09 paróquias de nossa Arquidiocese participaram do encontro. 


A Fraternidade dos Coroinhas que atua em nossa paróquia também marcou presença. 


Com o objetivo de aprofundar a natureza do espaço celebrativo e sua importância na vida da igreja e da comunidade, o curso foi ministrado pelo Pe. Josevaldo Nascimento - Mestre em História e Bens Culturais da Igreja, responsável pela Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Salvador e pároco na paróquia dos santos Cosme e Damião.














O palestrante iniciou elogiando a iniciativa da Pascom em realizar um curso com este tema uma vez que todo o espaço litúrgico é comunicação. " A Igreja tem que ter consciência do que quer comunicar", pontuou.





Durante o curso foram abordados diversos tópicos como: estilos das Igrejas, a beleza litúrgica, iluminação, o espaço celebrativo, iconografia,  centralidade do Altar, ornamentação e a participação ativa da assembleia.


 
Pe. Josevaldo deu como referência para estudo a Instrução Geral sobre o Missal Romano e pediu aos participantes para pesquisar na internet sobre a Sinagoga de Dura Europos onde as paredes da Sinagoga estão repletas de imagens com temas bíblicos. 


De acordo com os participantes, o curso deixou um saldo  positivo e todos saíram com um gostinho de quero mais.

 
Equipe Pascom com o palestrante
Créditos: Pascom paroquial
Texto: Adjane Damasceno
Fotos: Daniel Alencar