A Comunidade São Tiago no Arraial do Retiro celebrou com festa o seu padroeiro no domingo (30) sob o tema: " Eucaristia, fonte de vida".
A Missa solene que foi presidida pelo Pe. Serge Traore - pároco da Quase paróquia S. Tiago Maior (Fazenda Grande III), contou com a presença de diversas comunidades da paróquia.
Na homilia, Pe. Serge falou sobre quatro pontos da vida do santo amigo de Jesus:
1º: O ENCONTRO - Tiago, era pescador e um dia ao sair para pescar, Jesus passa e o chama: " Segue-me". Não foi Tiago que foi procurá-lo, é Jesus mesmo que vem até este homem.
2º: A RESPOSTA - S. Tiago deixou tudo para segui-lo. Quando encontramos Jesus, Ele se torna o tesouro da nossa vida.
3º: INTIMIDADE - S. Tiago era o discípulo mais presente na vida de Jesus: Transfiguração, Pesca milagrosa, Oração no Getsêmani... Isto significa que ele tinha uma intimidade com Cristo. Hoje, temos muitos católicos do qual a fé tornou-se algo muito superficial. A Comunidade precisa pensar como crescer esta intimidade com Jesus.
4º: MISSÃO - S. Tiago foi um grande evangelizador. Uma comunidade que tem este apóstolo como padroeiro, é uma comunidade que evangeliza, que vai ao encontro dos outros, não espera as pessoas chegarem, mas vai atrás das ovelhas sem julgar e criticar.
|
Homenagem aos aniversariantes |
|
D. Maria Vitorino falou sobre sua felicidade em estar presente e ver a comunidade trabalhando. |
|
D. Maria Amélia e D. Maria Vitorino - antigas fundadoras da comunidade |
No fim da celebração, momentos de louvor, agradecimentos e testemunhos completaram a solenidade. Antigas fundadoras da comunidade, D. Maria Amélia e D. Maria Vitorino, marcaram presença na festa emocionando a todos.
Créditos: Pascom paroquial
Texto e Fotos: Adjane Damasceno