terça-feira, 26 de abril de 2016

Arquidiocese de Salvador ordena 09 novos diáconos permanentes

 

Abdias Fernandes Figueiredo, Adilson Gomes do Nascimento, Álvaro Ventura de Jesus, André Batista dos Santos, Edson Sidnei Pereira de Freitas Santos, Eduardo Lessa Guimarães, Geraldo Reis Barboza, Hebert Martins Silva e José Marques dos Santos receberam na manhã do sábado (23) o Sacramento da Ordem no grau do diaconato permanente sob a imposição das mãos de Dom Murilo Krieger, scj.



Família do diácono André Batista

Família do diácono Hebert Martins

Jovens do EJC paroquial





















A cerimônia  aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira  que estava lotada de familiares, amigos e paroquianos.


André e Hebert



Dos 09 diáconos ordenados, 02 são de nossa paróquia: André Batista dos Santos - Comunidade Graça Divina e Hebert Martins Silva - Comunidade Santa Clara.


 O CHAMADO




Para André Batista o desejo nasceu na caminhada da Igreja que cada vez foi ficando mais forte e a partir daí, o chamado. Chamado que nasceu no batismo e confirmado agora na ordenação diaconal.




"Toda vocação é uma descoberta, algo que a gente vai descobrindo e amadurecendo com o tempo. Mas, na verdade, o chamado vem do próprio Jesus, é Ele que faz o chamado  a cada um de nós", explicou Hebert Martins. 




Abdias Fernandes, da Quase Paróquia do Espírito Santo disse que nunca tinha pensado em ser diácono e não tinha muito conhecimento deste serviço, mas com o amadurecimento na caminhada de fé, este chamado foi aumentando em seu coração até que externou este desejo ao seu pároco na época, Pe. Maurício Abel,  que o acolheu  e lhe  indicou a Escola Diaconal no qual caminhou durante 7 anos e meio até chegar este dia tão feliz, o dia da ordenação.  


 O SERVIÇO




Para ambos, a figura do diácono é importantíssima, pois não é só exercida na Igreja, mas no dia a dia, nas famílias, nas casas que visitamos também (André Batista). O diácono é um servo que trabalha preferencialmente com os pobres como parte social da Igreja, além da liturgia dentro do que lhe compete exercer ( Abdias Fernandes). Hoje nós estamos carentes de pessoas para contribuir com o crescimento da paróquia, por isso, o papel do diácono não é só ajudar na liturgia, mas de guiar, orientar o povo de Deus ( Hebert Martins).



Atribuições do diácono permanente:

- Dedicar-se, prioritariamente, às tarefas de caridade e de administração;
- Socorrer nas emergências e calamidades;
- Organizar comunidades que estão começando;
- Preparar e administrar o Batismo solene;
- Conservar e distribuir a Santíssima Eucaristia;
- Assistir, em nome da Igreja, matrimônios e abençoá-los;
- Levar o Viático aos gravemente enfermos, mas não faz a unção dos enfermos;
- Servir nas liturgias solenes;
- Proclamar a Sagrada Escritura aos fiéis;
- Instruir e exortar o povo (fazer a homilia);
- Presidir o culto e a oração aos fiéis;
- Administrar os sacramentais, inclusive a Bênção solene do Santíssimo Sacramento;
- Presidir os ritos das exéquias e da sepultura.





Emocionado, o neo-diácono André Batista falou no final da celebração em nome dos nove: “ Para nós é mais que uma honra, é um prazer servir a Cristo dentro desse ministério”, concluiu.




A nossa paróquia deseja aos neo-diáconos que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos e em nossas comunidades.

Parabéns!!! 



Entrevista: Camila - Pascom Quase Paróquia Espírito Santo
Texto: Adjane Damasceno - Pascom paroquial
Fotos: Manoel Eloy - Pascom paroquial

Ordenação Diaconal Permanente - Momentos