quinta-feira, 1 de maio de 2014

Por que o mês de maio é dedicado à Maria?






Para os católicos, o mês de maio é consagrado a Maria Santíssima. Trata-se de uma devoção popular de longa data, que foi assumida pela Igreja, para venerar de modo mais significativo a Mãe de Jesus. Para vir ao mundo, o Salvador quis nascer no seio de uma família e escolheu para sua mãe uma mulher especial, plena da graça divina. Mas não escolheu entre as grandes mulheres da sociedade, nem nos palácios. Quis para sua mãe uma menina simples, pobre, da periferia. Deus quis nascer e viver no meio dos pobres. 

Mas,  por que o mês de maio é dedicado à Maria?



É uma herança europeia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera. Lá, o mês de maio é celebrado em diversos países para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia, de origem muito antiga.
No mundo pagão, por exemplo, acontecia a Florência, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc, em honra da deusa da vegetação, a Flora Mater.
 
No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas, a partir do séc. XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio.O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno. 

É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a festa da Dormição de Nossa Senhora (Assunção de Nossa Senhora).
Em nossa paróquia, as comunidades vivem e celebram este mês com diversas atividades, dentre elas, a oração do terço com especial devoção.

Fonte: catequesecasaforte.blogspot.com / catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário