quarta-feira, 14 de novembro de 2012

JMJ - Paróquia abre inscrições para famílias que desejam acolher jovens estrangeiros




Você quer acolher jovens vindos de diversos continentes, com culturas e costumes diferentes?
Então, seja um colaborador da Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ), acolhendo jovens peregrinos durante a Semana Missionária que acontecerá em nossa Arquidiocese de 16 a 20 de julho de 2013. 

A campanha, que acontece nacionalmente, tem o nome de "Acolha o mundo em sua casa".

 
Como acolher um peregrino?

A nossa paróquia já está com inscrições abertas para as famílias que desejam hospedar jovens estrangeiros. Os acolhedores pode escolher a quantidade de jovens que desejam hospedar e a preferência em acolher homens ou mulheres, no qual, além da hospedagem, a família ficará responsável pela alimentação, tendo a colaboração da comunidade local.  

A família interessada em acolher um destes jovens peregrinos deve procurar a secretaria paroquial para mais informações: 3384-7397 ( Lívia - à tarde). O prazo de cadastramento vai até o final deste mês de novembro.
 
A paróquia também está organizando equipes de jovens que falam ou estudando inglês ou espanhol para ajudar as famílias na comunicação.
 
 
O que é a Semana Missionária?
 
A Semana Missionária funciona com uma prévia daquilo que vai ser a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (23 a 28 de julho de 2013).
 
A sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é que ela seja organizada uma semana antes da JMJ. Porém, cada região fica responsável por definir sua data e organizar suas atividades, de acordo com a realidade do local. Durante a Semana Missionária, as arquidioceses e dioceses são convidadas a receber estrangeiros que, após participar das atividades, vão para o Rio.
 
Mesmo oferecendo programações para jovens de outros países, a Semana Missionária também envolverá jovens das próprias dioceses, funcionando como “uma missão para juventude do Brasil inteiro Independente de irem ou não ao Rio, vai ser o legado pastoral deixado pela JMJ para a juventude”, enfatiza o Comitê Organizador Central Local da JMJ.
 
Salvador deve receber 20.000 jovens estrangeiros e existem duas formas de participar ativamente desse momento. Vamos precisar que todos os baianos se unam e participem como voluntários e acolhedores.
 
 
O que é a Jornada Mundial da Juventude?

A proposta surgiu no Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, em 1984. O evento reuniu cerca de 300 mil jovens com o Sumo Pontífice, na Praça de São Pedro - Vaticano. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da Jornada (conhecida como a Cruz da Jornada).
 
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e, no mesmo ano, o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A partir daí, foi proposto que, anualmente, os jovens celebrassem em suas dioceses e em intervalos que podem variar de dois a três anos, acontecessem as mundiais. Os encontros foram realizados em diversos locais: Roma (1986 – Diocesana), em Buenos Aires (Argentina – 1987), em Santiago de Compostela (Espanha – 1989), em Czestochowa (Polônia – 1991), em Denver (Estados Unidos – 1993), em Manila (Filipinas – 1995), em Paris (França -1997), em Roma (Itália – 2000) e em Toronto (Canadá – 2002). Já com o Papa Bento XVI em Colônia (Alemanha – 2005), em Sidney (Austrália – 2008) e em Madri (Espanha – 2011).
 
A JMJ é marcada por catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Em 2013, a Jornada acontece no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. O lema da JMJ- Rio 2013 é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
 
SEJA UM ACOLHEDOR!!!



Fonte de pesquisa: arquidiocesejuizdefora.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário