No primeiro dia do
ano de 2019, celebramos com alegria a festa da Comunidade Santa Maria Mãe de Deus na Vila 2
Irmãos (Estrada das Barreiras).
A Missa
solene presidida pelo pároco, Pe. Reginaldo
Teixeira reuniu as comunidades do setor 4 da Paróquia e visitantes de paróquias vizinhas.
Este ano, a festa teve um motivo a mais para celebrar pelo fato da Comunidade completar 35 anos de criação.
01 de Janeiro
01 de Janeiro
Oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é "a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor" (Dante). Ela tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe!
Foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas (strenae) e começou a ser celebrada em Roma, no século IV. Desde 1931 era no dia 11 de outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data atual, a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido.
A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união ente os homens e o amor ao próximo, o Cristo. Celebrar Maria é celebrar O nosso Salvador. Dia da Paz, dia da Mãe Santíssima. Nos tempos sofridos e sangrentos em que vivemos, um dia de reflexão e esperança (arquisp.org.br)
Confira o álbum completo na página de nossa paróquia no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1064465293723440&type=1&l=92c3a2b903
Créditos: Pascom paroquial
Texto: Adjane Damasceno
Fotos: Fernando Guerra | Ramon
Texto: Adjane Damasceno
Fotos: Fernando Guerra | Ramon