domingo, 24 de março de 2013

Paróquia participa da Caminhada de Ramos






O Domingo de Ramos abriu a programação da Semana Santa em nossa Igreja. Pela manhã aconteceu a Caminhada de Ramos, atividade promovida pela Arquidiocese de Salvador. 


A bênção dos Ramos aconteceu no Campo Grande aspergida por Dom Murilo Krieger, scj. 









De lá os fieis seguiram em procissão animada por trios elétricos em direção à Praça Municipal para dar continuidade a Missa.




Jovens de diversos grupos e movimentos tomaram conta da cidade que com grande alegria, cantavam hinos de " Hosana Hei"





Durante a Missa,  Dom Murilo Krieger pediu a multidão para que rezassem por duas intenções: “A primeira é pelos jovens que, em tão grande número, participaram. E a segunda intenção é pelo Papa Francisco, presente que Deus nos deu nesse momento histórico para a Igreja”.

Confira: 





Jovens - Comunidade Emaús

Joana Oliveira - Ministra da Comunhão da paróquia










 
Jovens - Comunidade Ascensão do Senhor











Imagens: Pascom paroquial / Pascom Emaús/ Pascom Arquidiocesana

segunda-feira, 18 de março de 2013

Paróquia recebe a família de Pe. Maurício Abel



Neste final de semana  a nossa paróquia recebeu com muito carinho e alegria a família do nosso pároco Maurício Abel: seu irmão Luis com sua esposa Jacqueline e seus filhos David, Verônica e Stefani. Eles que moram na Bélgica visitaram pela 1ª vez o Brasil com exceção de sua filha Verônica que já veio a Salvador algumas vezes. 



No domingo na Igreja Matriz uma Missa em Ação de Graças presidida por Pe. Maurício Abel e concelebrada pelo seu irmão Pe. João Abel, pároco de S. João Evangelista -Villas do Atlântico, comemorou as bodas de ouro de Luis e sua esposa Jacqueline



No início da celebração, Pe. Maurício  falou um pouco sobre a alegria de celebrar as bodas do seu irmão. " Hoje estamos celebrando o amor e a fidelidade deste casal, pois, no mundo onde vemos tanto divórcio e infidelidade no casamento, é maravilhoso ver um casal nos dar este exemplo de vida ".




O evangelho foi proclamado em 02 línguas - em português e em francês pelo Pe. João Abel.



Sua filha Stefani levando as alianças





















Após a homilia, o casal renovou os votos matrimoniais - um momento especial para toda a família e toda a comunidade presente.



No final da celebração, Verônica que fala português agradeceu a acolhida da paróquia dizendo que se um dia tiver que morar em outro país, escolherá o Brasil para residir.





Logo em seguida, seus pais também agradeceram a hospitalidade prometendo vir outras vezes a Salvador -  " Que Deus pague a cada de um vocês cem vezes mais por nos acolher com tanto carinho".





O nosso pároco emocionado nos disse:  " Esta é a 1ª vez que os 03 irmãos estão reunidos aqui em Salvador, por isso, este momento tem que ser registrado".




Após a bênção final, cantamos parabéns ao casal, ao seu filho David que fez aniversário no sábado dia 16 e aos demais aniversariantes da paróquia.








Foi um momento de muita alegria conhecermos um pouco a família do nosso pároco. Com certeza, grandes lembranças que ficará na memória de todos os paroquianos.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam! - Temos Papa!



Quarta - feira 13 de março de 2013 - dia histórico para a nossa Igreja: o Cardeal  argentino, Jorge Mario Bergoglio foi eleito o novo Papa, Francisco I, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.  Ele se torna o 266º  Papa, o primeiro  latino - americano de origem jesuíta.


O anúncio do nome do novo papa foi feito pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran às 20h14 (16h14). Do balcão da basílica, ele proferiu a tradicional frase Habemus Papam, anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica.




Em sua primeira aparição, o Papa brincou com os fiéis que lotava a Praça de São Pedro: "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo".  


Após suas primeiras palavras, pediu oração pelo Papa Emérito Bento XVI e antes de dar a bênção final pediu ao povo que orasse por ele. 

Para o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, o resultado do Conclave foi uma surpresa, porém recebida com alegria. “Deus tem os seus caminhos e nos deu um Papa que ele tinha preparado. Se os cardeais reunidos o escolheram é porque viram que ele vai fazer como Francisco de Assis, que escutou a ordem de Cristo: ‘vai e reconstrói a minha Igreja’. E reconstruir a base da simplicidade e da humildade do pai Francisco”, afirma.


Trajetória


 
Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Mario Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras, que goza de grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

Ele é admirado por seus dotes intelectuais e, dentro do Episcopado argentino, é considerado um moderado.


Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.



Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.


Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote. Bergoglio foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986.




Após completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual na cidade de  Córdoba.


Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. 



 Em 1997, ele foi nomeado arcebispo titular de Buenos Aires.



Também atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.



Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II, no consistório de 21 de fevereiro de 2001.


Fontes de pesquisa: g1.globo.com / arquidiocesesalvador.org.br / noticias.terra.com.br
Imagens: terra.com.br